Passar para o conteúdo principal
Abrindo o arquivo CSV no Excel

Ao emitir um arquivo CSV é muito bom abrir o mesmo através do excel, onde é possível realizar diversas análises interessantes.

Rodolfo Kobus avatar
Escrito por Rodolfo Kobus
Atualizado há mais de um ano

É importante observar que apenas abrir o arquivo CSV no Excel pode gerar alguns problemas de codificação dos caracteres. Com isso em vista, vamos aprender nesse artigo como importar os dados do arquivo CSV para o Excel, de forma que a codificação seja feita corretamente. O exemplo deste artigo é com base no Microsoft Excel 2019, portanto você deve verificar qual a versão do mesmo que você utiliza.

O primeiro passo é ir na opção de "dados" :O próximo passo então é ir em "Obter dados" >>> "De arquivos">>>"De text/CSV", como demonstrado abaixo:

Após isso basta escolher o arquivo do qual deseja importar os dados, que o sistema abrirá a tela com as configurações para a importação.

O próximo passo é configurar de forma correta as opções de importação, para que os caracteres sejam gerados sem nenhuma quebra, segue exemplo na imagem abaixo:

No caso do print acima, a primeira coisa a ser observada é que onde tem escrito "delimitador", deve-se escolher a opção de "virgula". Já mais a esquerda onde tem "origem do arquivo" teremos mais de uma situação.

Primeiramente como demonstrado na imagem, a opção de origem de arquivo pré definida pelo próprio excel em sua versão 2019, é a "1252: Europa Ocidental (Windows)", que é suficiente para os caracteres serem gerados de forma correta, juntamente com "delimitador" na opção de "virgula, que também é pré definido nessa versão.Apesar disso, identificamos que em outras versões do Excel, como o Excel 2016 a opção de origem de arquivo que importa os dados sem quebrar os caracteres é a "Unicode (UTF-8)".

Sendo assim o importante a se fazer nesse processo de importação do arquivo CSV para o excel é primeiro identificar se o delimitador escolhido é o de "virgula", não importando a versão. Após isso identificar qual tipo de origem do arquivo se encaixa melhor com a sua versão do excel, para que os caracteres sejam gerados sem erros.

Seguindo os passos expostos anteriormente, é a melhor forma de conseguir desfrutar dessa funcionalidade, para melhor visualização das suas informações.

Este artigo foi útil para você?

Esperamos ter ajudado e seguimos a disposição :) Fala com a gente no chat! 😊

Respondeu à sua pergunta?