Passar para o conteúdo principal
Reconhecimento facial

Saiba como configurar o reconhecimento facial no QRPoint.

Lauro Braziliano avatar
Escrito por Lauro Braziliano
Atualizado há mais de 2 anos

Por padrão, o QRPoint tem a opção que o colaborador tire uma foto (selfie) durante o registro de ponto, essa foto serve para identificar que é o próprio colaborador que está registrando aquele ponto, e é tirada com a câmera frontal do aparelho, capturando o rosto do colaborador.

Para tornar o registro de ponto com foto ainda mais seguro, o sistema possui a opção de utilizar o recurso de reconhecimento facial (que está incluso no plano completo) onde irá verificar automaticamente se o rosto do colaborador é o mesmo dos registros anteriores, eliminando a necessidade do gestor conferir ponto a ponto manualmente, com ocorrências de casos onde haja uma possível fraude.

Ao utilizar o reconhecimento facial, é possível assegurar agilidade, segurança e eficiência no processo de registro do ponto.

Para habilitar o uso dessa funcionalidade, para seus colaboradores você deve acessar o menu Cadastros>Empregadores.

Depois você irá selecionar o nome do Empregador e em seguida, basta ir na aba preferências.

Nesta aba, você verá um campo para tornar o reconhecimento facial obrigatório no registro de ponto dos colaboradores, como mostrado na imagem abaixo. Para ativá-lo basta selecionar os colaboradores movê-los para o campo de ativos, clicando na seta ao meio ( ativo ⇔ inativo ).

Outras configurações do reconhecimento facial, podem ser feitas nessa aba, como o ajuste da taxa de rejeição, onde quanto maior a taxa, mais criterioso será a análise do reconhecimento facial.

Para que tenha um bom funcionamento no reconhecimento facial, é recomendado que:

  • O colaborador deve ter registrado pelo menos cinco registros de ponto com foto anteriormente;

  • As fotos sejam tiradas em ambientes com boa iluminação;

  • O rosto do colaborador seja capturado na foto por completo, sem itens que cubram parcialmente ou completamente o rosto;

  • A foto seja tirada apenas do colaborador, sem outros rostos juntos;

  • A qualidade da foto tirada seja mediana ou boa;

  • Além disso, o reconhecimento facial será aplicado apenas em registros feitos pelo aplicativo QRPoint Colaborador, não sendo executado em registros através do Sistema Web e Registro Rápido.

Pronto!
Configuração do reconhecimento facial finalizada com sucesso. 🙂

Esse artigo ficou claro para você?

Qualquer dúvida, fala com a gente no chat 😊

Respondeu à sua pergunta?